Total de visualizações de página

sexta-feira, março 18, 2011

Os livros apócrifos

Os livros apócrifos
Quais são os livros apócrifos?
Apócrifos [do grego apókripho: oculto, escondido] no sentido religioso diz respeito aos livros "não genuínos”, não reconhecidos como de inspiração divina, quer pela comunidade judaica, quer pela cristã-evangélica. São 14 os apócrifos: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, 1 Macabeu, 2 Macabeu, Ester (acréscimo ao livro Ester, 10.4 - 16.24), Cântico dos três Santos Filhos (acréscimo ao livro de Daniel, 3.24-90), História de Suzana (acréscimo ao livro de Daniel, cap.13), Bel e o Dragão (acréscimo ao livro de Daniel, cap. 14).
O que os livros apócrifos ensinam?
Ensinam que Esmolas e Boas Obras - Limpam os Pecados e Salvam a Alma
"É boa a oração acompanhada do jejum, dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro; porque a esmola livra da morte (eterna), e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna". (Tobias 12:8- 9 )
 "A água apaga o fogo ardente, e a esmola resiste aos pecados" (Eclesiástico 3.3) 

Esse acima citado é o primeiro ensino de satanás, está presente em todas as seitas.

As boas obras salvam?
Não, não salvam, se salvasse vários ateus bonzinhos já estavam salvos, e outra, se boas obras salvasse, não teria sentido Jesus ter morrido na cruz, pois só o sangue perdoa os pecados, e o sangue de Jesus perdoou o pecado de todos nós, se percebermos, desde o antigo testamento as pessoas para serem perdoadas entregavam ao sacerdote um animal, cujo animal seria sacrificado para remissão dos pecados dela.
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo," (I Pedro 1:18, 19 )
"Mas Cristo... por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção ...sem derramamento de sangue não há remissão." (Hebreus 9:11, 12, 22)
"Ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei.. sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. A quem Deus propôs no seu sangue.... Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei". (Romanos 3:20- 29)
Ensinam também que os pecados podem ser perdoados pela oração.
"O que ama a Deus implorará o perdão dos seus pecados, e se absterá de tornar a cair neles, e será ouvido na sua oração de todos os dias". (Eclesiástico 3:4)
Visão completamente equivocada por que na própria bíblia diz que:

“Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, desde que ouvimos falar da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes a todos os santos, por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade, segundo aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que por nós é fiel ministro de Cristo.” (Colossenses 1:3-7)


“O qual também nos declarou o vosso amor no Espírito. Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, corroborados com toda a fortaleza, segundo o poder da sua glória, para toda a perseverança e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. “(Colossenses 1:8-20)
 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:9)

Ensinam também a oração pelos mortos.

"e tendo feito uma coleta, mandou 12 mil dracmas de prata a Jerusalém, para serem oferecidas em sacrifícios pelos pecados dos mortos, sentindo bem e religiosamente a ressurreição, (porque, se ele não esperasse que os que tinham sido mortos, haviam um dia de ressuscitar, teria por uma coisa supérflua e vã orar pelos defuntos); e porque ele considerava que aos que tinham falecido na piedade estava reservada uma grandíssima misericórdia. É, pois, um santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados". (2 Macabeus 12:43-46)
O texto acima, da à falsa impressão de existir purgatório o que acredita a religião católica, simplesmente um ensino que faz as pessoas se desviarem ainda mais de Cristo Jesus.
Não tem como mudar o destino do ser humano após a morte. Então pra que vocês vão rezar para alguém que se foi?
A bíblia diz:
“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7: 12-14)

“há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para cá.” Diante da sua insistência para que Deus mandasse alguém que já havia morrido para aparecer aos seus irmãos e avisá-los, Deus lhe respondeu: “Os seus irmãos têm a Lei de Moisés e os livros dos Profetas para os avisarem. Que eles os escutem!” O homem insistiu:”Só isso não basta… porém, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí eles se arrependerão dos seus pecados.” Mas Deus respondeu: “Se eles não escutarem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite.” (Lucas 16.26-31).

O primeiro texto deixa claro que aquele que permanece no caminho largo acabará na perdição e no segundo também afirma que mortos não possuem contato com os vivos, isso é mentira, se você participa de alguma religião que afirma isso, saia agora mesmo e se afaste dela, um exemplo de religião que afirma isso é o espiritismo, não tem como um parente seu encarnar no corpo de uma pessoa, isso é mentira. 


Permaneça no caminho correto, é bom saber sobre estas coisas mais também é bom estar sempre lendo a bíblia, fique com Deus pretendo finalizar este assunto na próxima postagem, até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário