Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 05, 2014

O que é amor e onde se aplica?

O que é amor e onde se aplica?

O amor de Deus, que é aquele que tudo espera, tudo suporta, jamais acaba, e só tem prazer no que é bom, e nunca se alegra com qualquer forma de injustiça, etc...— de fato é o único amor a se buscar que esteja presente na base do ser, a fim de que qualquer outro modo de amar seja educado no amor divino. Não ter a consciência do amor de Deus em nós, é o que nos faz projetar sobre “certos amores” expectativas frustrantes para aquele (a) que, um dia, confundiu as coisas.
Sim, você decide amar ou não; posto que o amor não é romântico, mas verdadeiro.
Na bíblia (princípios de Deus) podemos notar em diversos casos que há apenas um tipo de amor, esse cujo qual é verdadeiro.
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

(1 Coríntios 13:4-7)
Em Mateus Jesus mesmo ao mencionar o amor, diz que devemos amar os nossos inimigos, o amor do qual Ele se referia é justamente o amor descrito em Coríntios, ou seja, o amor real e possível.
"Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,"
(Mateus 5:44)
Ainda em Mateus podemos ver que o amor descrito por Jesus não se subdivide em diversos amores como amor de pai pra filho, esposo pra esposa e por ae vai... o amor descrito na bíblia se refere apenas um amor, cujo amor é verdadeiro.
"Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'. "

(Mateus 22:37-39)

"Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo." (Mateus 5: 17)
Jesus veio para dar sentido completo a lei, ou seja, isso inclui ensinar o seu real significado sobre o que é também o amor, que fora o seu maior ensinamento.
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
(1 Coríntios 13:13)
O amor verdadeiro cujo qual é aprendido e não criado a partir de um período longo perto de alguém, se Jesus mesmo disse para amarmos o próximo como a nós mesmos, isso deixa claro que o amor é uma decisão a partir do momento em que se aprende o seu real significado se pode decidir amar ou não.
Pois não se depende de afeto ou paixão.
Sabendo dessas coisas podemos afirmar que o amor de que Jesus ensinou é o único amor verdadeiro o qual deve ser usado para qualquer pessoa, o amor não é a paixão, muito menos um conjunto de sentimentos afetivos por algo ou alguém, visto que a paixão é loucura.
"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor." (2 Timóteo 2:22)
Se procurarmos a palavra paixão na bíblia vamos perceber que ela não fala coisas boas sobre essa palavra. Eu, particularmente, não gosto nem quando se referem ao sofrimento de Jesus como a “Paixão de Cristo”. Pois, paixão é um sentimento vinculado a algo doentio, individualista, imaturo, avassalador, egoísta e muitas vezes destruidor. Difere-se muito do sentimento de amar, principalmente quando se trata do amor verdadeiro que Jesus deixou como ensino.
A paixão, até pode ser o começo de uma relação, nunca seu meio. E pode, até, gerar o fim de um relacionamento, por se tratar de um sentimento doentio, às vezes. Bem diferente do sentimento de amar, pois quem ama, na verdade, se doa à pessoa amada, se entrega por ela e é passível até de morrer para lhe dar a vida. Bem diferente de paixão, o amor tudo sofre, tudo espera, tudo suporta, não busca seus próprios interesses, não se ufana e nem se ensoberbece, não arde em ciúmes. No amor, se envolve, respeitando a individualidade da pessoa amada. Quem ama ou já amou alguém, mesmo separados, deseja o melhor à pessoa, nunca seu mal. Se alguém, que hoje te odeia, disser que um dia te amou, não acredite, amor é algo bem maior. Quantos crimes passionais (da paixão) são cometidos por pessoas que se dizem “amar” alguém e por isso matam a pessoa amada. Precisam, urgentemente, entender o verdadeiro sentido da palavra amor.
E, para se ter amor, é preciso buscar na fonte: Jesus. Ele é a expressão fiel, verdadeira, gratuita do amor de Deus. Com Ele o namorado aprende a amar sua namorada, respeitando-a com sua fidelidade e compreensão e total entrega a ela. A mãe ama seu filho, incondicionalmente. Da mesma forma o pai busca o melhor por sua esposa e seus filhos. No amor o pai é capaz de dar a sua vida pelos seus e não vê a hora de estar perto deles, pois se agrada em protegê-los. Sente prazer em servi-los, dedicando sua vida a cuidar deles. Abrindo mão, até, dos seus próprios prazeres ele o faz por amor.

O amor é provado por meio de ações – Em não sendo um sentimento, o amor pode até ser expresso poética e musicalmente, mas se revelará nos atos e não nas palavras.
Somos a imagem e semelhança de Deus, portanto dotados de várias capacidades herdadas do Pai, uma delas é a de amar.
Logo o amor a todos se aplica, do mesmo modo, mas a relação entre as pessoas se difere pelo seu grau de proximidade, mas a maneira de lidar, essa é a mesma, pois só existe uma forma de amar e está foi mencionada em coríntios e durante toda a vida de Jesus foi dessa maneira que ele ensinou e praticou.

Aprenda, reflita, pense, não é proibido pensar nem muito menos questionar-se, mas é bastante frustrante se privar do pensamento e do livre direito de pensar, que cada ser humano vivido tem e lhe foi dado por Deus; O livre arbítrio.


Fonte: http://estudos.gospelmais.com.br/
http://www.caiofabio.net/
Bíblia


Nenhum comentário:

Postar um comentário